Ponto Jor

quinta-feira, agosto 09, 2007

Eu também cansei...

Daniel Consani

... de tanto moralismo.

Levada à frente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), no último mês foi lançada a campanha “Cansei de tanta corrupção – Movimento cívico pelos direitos dos brasileiros”. Você já deve ter tido contato com uma daquelas peças publicitárias com pessoas levantando placas com dizeres que vão desde um “cansei do caos aéreo” até um “cansei de não fazer nada”, passando por críticas aos traficantes, às balas perdidas etc.

Pois, de cara, me pronuncio: sou absolutamente contra o “Cansei”. Explico o motivo logo a seguir.

No entanto, gasto mais algumas linhas para dizer algo que já disse, mas que, infelizmente, acho de extrema necessidade repetir: embora haja inúmeros imbecis que gostam de viver suas vidas de maneira maniqueísta, o fato de eu ser contra uma campanha que critica a corrupção, NÃO me faz simpatizante de corruptos e corruptores.

Dito isto, posso investir no imprescindível debate acerca do movimento liderado pela OAB-SP.

É mais do que óbvio que o caos aéreo (pequena janela que nos leva a algo muito mais grave: as parcas condições da infra-estrutura brasileira) e os escândalos de corrupção são repulsivos e devem ser combatidos de forma consistente. Dessa forma, é possível dizer que, no conteúdo, o “Cansei” tem sua valia, ainda que seja, por demais, óbvio.

É na forma, no entanto, que o movimento escancara e aprofunda seus dogmas reacionários, conservadores e espetaculosos. Algo que, indubitavelmente, faz lembrar udenistas e lacerdistas no princípio da década de 1950. Em minha visão, o tom alarmante para clamar por obviedades remete a um moralismo absolutamente descolado do progresso intelectual buscado pela dita “sociedade da informação” contemporânea.

Nessa esteira, é impossível não reconhecer a importância, a legitimidade e a representatividade da ação sustentada pela OAB. O erro na forma não anula o acerto no conteúdo da crítica. E vice-versa. O debate, portanto, é de grande valia. O tom alarmante e escandaloso, totalmente descartável. Sempre.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mas é a velha história de arrumar um mote, algo que chame a atenção e mobilize. Que todo mundo está cansado de coisa mal feita e que o Brasil está cheio de problemas não é novidade. Para tal foi preciso fazer um alarde para chover no molhado...
O foda é que nunca resolve nada e a sensação de derrotismo e impotência da nação só aumenta. Talvez o crime esteja aí.

11:04  
Blogger Daniel Boa Nova said...

O que eu não entendi desse "movimento" é a proposta. Não existe ou tô por fora?

Precisam simplesmente de um descanso? Um basta, um fora? Ou têm de fato algum projeto de País? Seria ele alguma candidatura?

Eu sei lá.

A impressão que tenho é que a Marcha da Família com Deus pela Liberdade era mais esclarecida.

11:37  
Blogger João Prado said...

A proposta é política - sempre que envolve empresários o interesse é político$ Cara, acho esse movimento uma agressão a inteligência das pessoas. Compra quem quiser...

13:07  

Postar um comentário

<< Home