Ponto Jor

segunda-feira, agosto 06, 2007

Marketing Verde

Sara Puerta

Com o aquecimento global, surge paralelamente uma industria falsa. Digo falsa, pois tem, um monte de gente -que não estar nem aí- desfilando um slogan ecológico e ambiental. Aí diz que usa tudo orgânico, que planta árvore, que não joga lixo na praia e até comprou lâmpadas fluorescentes. E isso passa ser o máximo, e pode até virar quesito em concursos de miss. Imagina: “Além de desejar a paz mundial, o que você faz contra o aquecimento global?”
A bela mulher responde: “Eu plantei três árvores e não joguei lixo na rua!”
Desculpem-me mas o buraco é mais quente e bem mais embaixo.
Não é só comprar produtos mais caros, porém orgânicos, porque afinal quando alguém tem preconceito racial, ela dá mais de mil passos para trás na busca do sonhado desenvolvimento sustentável. A planta de hoje ajuda, mas porque não boicotar empresas que nada fazem para deter e cortar o mal pela raiz. Paleativos existem aos montes, mas soluções nenhuma.
Que toda essa onda de calor ou de frio intensa, seja apenas parte de uma Era do planeta. Nos ferraremos em outras coisas também, a população pobre tende aumentar, e acarretará muita fome no mundo. Os ricos ficarão mais ricos, refletindo numa sociedade muito mais violenta.
O que vale mais: não comprar um tênis lindíssimo de uma marca que polui aos montes ou plantar uma árvore no seu quintal. Eu acho que juntar as duas ações é o ideal.

Se tem alguma coisa que ainda não foi atingida pela corrupção ( é claro, ao que tudo indica) são os indices de sustentabilidade empresarial. Veja se as marcar que você consome não olham apenas para o próximo umbigo.

http://www.cebds.org.br/cebds/
http://www.ethos.org.br/
http://www.bovespa.com.br/Mercado/RendaVariavel/Indices/FormConsultaApresentacaoP.asp?Indice=ISE

1 Comments:

Blogger João Prado said...

Existe mesmo essa hipocrisia de algumas pessoas que se dizem "preocupadas com o meio ambiente". No meio empresarial, a idéia de preservação muitas vezes virou mais um marketing corporativo, do que propriamente uma causa defendida por uma companhia.

12:17  

Postar um comentário

<< Home