Ponto Jor

segunda-feira, abril 16, 2007

Super Star

por Sara Puerta

A cidade de São Paulo será um dos cenários para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Digo cenário, pois a cidade vai ter seu dia de “Show de Truman”. Como o Rio de Janeiro teve seus dias quando recebeu o Comitê Olímpico.

As imperfeições da cidade vão ser escondidas. Afinal, um homem de tanta poupa não pode ver a verdadeira miséria. Quando o “bom velhinho com suas vestes branquíssimas” pisar na Praça da Sé não vai ter um só mendigo ou menino de rua para aclamá-lo. Não que eles não queiram, é que a Polícia Federal vai tirá-los de lá. Pra onde eles vão? Não tenho a mínima idéia. Talvez, no subterrâneo as “pessoas de má sorte”(era assim que alguns estudiosos definiam os primeiros moradores de morros e cortiços) construam uma sociedade para elas.

Segurança total

Nem só por Deus o papa é protegido (ao contrário de nós, que contamos apenas com sua onipotência e onipresença!).
Serão 400 agentes da polícia federal, todos com histórico de vida investigados. Não vale ter na ficha atos terroristas, passagem na polícia por conta de brigas, drogas, roubos. No Pacaembu, os jovens vão passar por revistas e se desse pra investigar a vida de cada um, com certeza o fariam. Assim, o papa ficará envolto por santos e santas.


Nada contra reuniões religiosas. Mas, fica a desejar aquela imagem “utópica” de líder espiritual, religioso: o ser humano simples, que abdica de riqueza, e, sim, envolvido da “carne às raízes” com as pessoas de má sorte.

Curiosidade
Eu não deveria falar assim. Minha família diz que eu só nasci por conta de uma promessa ao Papa João Paulo, na visita dele ao Brasil em 1980. Em junho desse ano, minha mãe participou de uma corrente de pedidos e nove meses depois, nasci.
Vou me oferecer para ser voluntária na visita dele, então. Meu passado!?

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1604200714.htm

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pena que esse empenho todo em mostra essa cidade segura seja só por uns dias...com certeza, o sonho de todo paulista - sim pq esse auê todo se extende ao estado - era zanzar por aí sem medo, ou pelo menos, sem tanto...
Voluntária???Amiga, eu te apoio 100%...afinal, se vc não tivesse nascido, o q seria de mim???hehehe
Bjs, Lud

12:15  
Blogger  said...

Só acho que temos que tomar cuidado com os preconceitos nessas horas... Há um ano atrás o Dalai Lama veio ao Brasil e foi montado um esquema de segurança bastante similar, só que dadas as proporções devido ao número de fiéis. E olha que ele é budista e os conceitos de igualdade e desapego materiais são bem mais explícitos nessa crença. E mais, o Dalai Lama tbm ficou em hotel 5 estrelas e fez exigências. E vc já ouviu alguém meter a boca nele??? Eu nunca!

Enfim, nem budista e nem católica - apesar de respeitar ambos os líderes. Só acho que a euforia do momento faz o papa pagar pelo pato!

Quanto à maquiagem da cidade, segurança ineficiente e o caos que é a nossa cidade, 100% de acordo.

:o)

14:37  

Postar um comentário

<< Home