Ponto Jor

segunda-feira, abril 02, 2007

Faça uma lista

por Sara Puerta

Eu gosto de fazer “listas de melhores”, as famigeradas (hype pra cacete!) top five ou top ten. O difícil é colocar em cinco tópicos, igual no filme Alta Fidelidade (2000), baseado no livro de Nick Norby. Cinco melhores coisas para fazer no fim de semana, cinco momentos mais felizes, cinco lugares que vou conhecer, cinco personalidades marcantes, cinco pessoas mais babacas que já conheci etc.

E são as listas musicais que atraem multidões (sei que as listas possuem muitos adeptos por aí) e motivam longas discussões. Haja repertório musical e criatividade para os temas: cinco melhores músicas para dançar com as amigas (criando passinhos), cinco melhores música para ouvir andando a noite na rua, cinco mais para ouvir na fossa, cinco que você ouve escondido e canta inteira, ou melhor, as bregas. Nesse caso, a partir de uma pesquisa (nada científico!), “Borbulhas de amor” do Fagner, aparece como uma das citadas. E na ala feminina, o hit “Dá pra mim” do Polegar e “Como uma deusa”, da bonecona de cera Rosana, estão sempre ali. Mas, Zezé, Chitão e os pagodes (fundo do poço!) são cantados de cor também. Assume, vai!

As minhas cinco
Eu vou ter que dar palpite. É a minha humilde opinião que segue. Aceito discordâncias e réplicas.
O tema? Em tempos de desigualdade social, hipocrisia, país estagnado, o assunto é:

Cinco músicas nervosas (vontade de quebrar tudo!)

Bulls on Parade– Rage Against the Machine.
Primeiro: o RATM é meu sonho adolescente. Segundo: eu acredito que a história da música acabou depois deles. O que tem hoje é só releitura. Nada de novo sob o sol. (eu acredito!)
Terceiro: “Weapons not food not clothes not shoes not need
just feed tha war cannibal animal"
, diz o que já sabemos e não tem motivo pra continuar. Armas não alimentam, não vestem...só alimentam uma guerra canibal...

Ei Bush.....Vai *@#!!!!

Capítulo IV, versículo 3 – Racionais Mc´s
Minha palavra vale um tiro e eu tenho munição”, belo versículo do Mano Brow. O cara é um pastor de minorias. É bravo.
A música foi sampleada de Sleepin’ in to darkness, da banda War, e é tradução completa da revolta de uma condição. God bless the Racionais!

Ouça a original: http://www2.uol.com.br/instituto/vitrola_086.htm

●Backlash Blues – Nina Simone

Um pouco de soul. Não precisa ser triste. A mulher está nervosa.
E grita para o presidente: “Quem você pensa que é?”
"Just who do think I am. You raise my taxes, freeze my wages.
And send my son to Vietnam"

E avisa no final que isso vai mudar. "You're the one will have the blues
Not me, just wait and see"

●California Uber Alles – Dead Kennedys
Mais um sonho adolescente. Guitarra pesada. Rodas insanas.em shows É punk e tem rebeldia com causa. Os caras citam “O grande irmão”, do livro 1984. E sonham com um outro tipo de governo, que coloque crianças na escola e não tenha violência.

●Fight the power – Public Enemy

Música de Nova York. Não é gangstar (Graças à Deus!). Letra raivosa contra o preconceito. Tudo muito bem contextualizado, com boa melodia e satisfaz sempre o meu desejo de ouvir rap.
Todo o trabalho deles é bom, vale a pena ouvir tudo.

Manda as suas cinco mais. Adoro.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AS 05 mais para ouvir com as minhas amigonas do peito:
"Girls just wanna have fun" - Cindy Lauper
"Não se reprima" - Menudos
"I had the time of my life" - essa é pra Sarinha...
"Freedom" - George Michael
"Minha vida"- Rita Lee

ih, Sarinha, vc sabe, essa história de lista com a gente, vai longe...rsrsr
adorei!
bjsssssssssss

11:01  
Blogger Daniel Consani said...

As minhas "cinco mais" para ouvir bem alto no carro, cantando, vibrando.

Happiness is a warm gun - Beatles

Given to fly - Pearl Jam

Walk on - U2

Smells like teen spirit - Nirvana

Time - Pink Floyd

11:16  
Blogger Marcelo - Fan said...

heheeh antes de tudo gostaria de parabeniza-los sou leitor do blog de vcs a tempos, leitor assiduo, mas nao lembro de ter me pronunciado ainda =)))

poxa hj acordamos com a msm sina.... falar sobre musica, nao conheco tudo o q disse (nao me lembro por nome ao menos) e vou ter q baixar hehe

boa semana

11:20  
Anonymous Anônimo said...

Agora não vou poder colocar as 5 mais, mas só gostaria de lembrar que "Apesar de você" do Chico e "Magico de Oz" dos Racionais é foda.

18:40  
Blogger João Prado said...

Segue a minha lista das "cinco mais para ouvir tomando cerveja":
- "O Mundo é um Moinho", Cartola
- "Guns of Brixton", The Clash
- "Pode Acreditar", Nação Zumbi
- "I Got a Woman", Ray Charles
- "Pai véio 171", Bezerra da Silva

12:41  

Postar um comentário

<< Home