Ponto Jor

terça-feira, abril 10, 2007

Ilusões

Luís Pereira

Sempre fui fascinado por obras ilusionistas, tanto as que os mágicos fazem até as gravuras, pinturas e fotos de diversos artistas. Passava mal vendo o David Copperfield voando ou fazendo a Estátua da Liberdade desaparecer.



E ficava enfeitiçado com as obras de arte de Salvador Dalí.










O fato é que recentemente tenho visto várias fotos, pinturas e gravuras ilusionistas na internet. Na rede podem-se encontrar milhares desses trabalhos ou simples obras do acaso que acabam tornando-se do gênero.

Como essa curiosa foto abaixo, que, por acaso, cria uma surpreendente ilusão.

Se você reparar bem, o frisbee amarelo está no chão, mas a sombra do frisbee preto faz parecer que ele também foi lançado.

Tem também as fotos montadas que criam ilusões. Algumas ficam bem feitas, outras engraçadas.

Acredito que um novo modelo de ilusões também está sendo criado na era digital. Surgem, cada vez mais, prestidigitações (se é que assim posso chamá-las) como essa:
Causa um efeito de rotação. Loco, não?

Um artista contemporâneo que jamais poderia deixar de ser citado nesse post é o incrível Julian Beaver.


Ilusão em 3D. O cara é fora de série.

Às vezes me pergunto porque essa confusão dos sentidos que distorce a nossa percepção é tão aprazível e nos causa tanta satisfação em simplesmente admirar. Acredito que, além de outros fatores, esteja relacionado com a necessidade natural do ser humano de, por vezes, sair da realidade, viver uma fantasia ou algo do tipo.

Para os aficionados por ilusões, sugiro o site Mighty Optical Ilusions. E boa viagem!

5 Comments:

Blogger Sara Puerta said...

Amei. Tambem adoro essas imagens ilusionistas e mágicas. Belo post!

13:36  
Blogger Unknown said...

Animal!
Esse Julian Beaver é foda.
Ah.. eu não peguei o efeito rotação daquele de cima... eu nunca fui boa para esses.

13:53  
Blogger Unknown said...

Alguém pode me explicar por que as vezes meu nome sai assim como link e outras essa opção nem aparece?

*Desculpe por usar seu post para perguntar isso.

13:55  
Blogger Daniel Consani said...

Essas imagens são muito loucas... Post animal, luizera...]
Abs,

14:57  
Anonymous Anônimo said...

nosssa luizera, mandou bem ae...
loko demais!! tambem gosto dessas pinturas feitas no chao!!
abracao pra vc!

10:34  

Postar um comentário

<< Home