Ponto Jor

terça-feira, outubro 16, 2007

O paradoxo do ano 2000

Luís Pereira





Nas eleições do ano 2000 para a presidência dos EUA estavam na disputa o político republicano George W. Bush e o democrata ambientalista Al Gore. Na ocasião, Al Gore, apesar de ter conseguido cerca de 300 mil votos a mais em todo o país, foi derrotado por George W. Bush, favorecido pelo complexo sistema eleitoral americano e pela decisão final da Suprema Corte, que determinou sua chegada à Casa Branca.

Sete anos depois, podemos dizer que o presidente Bush conquistou uma popularidade um tanto obscura depois de suas famigeradas e agressivas decisões para combater o terrorismo, sendo considerado por muitos, nos quatro cantos do mundo, um verdadeiro anti-cristo, um Hitler do século XXI. Já Al Gore, com o seu ativismo em prol do meio ambiente, sete anos depois acaba de vencer o Prêmio Nobel da Paz.

A onipresença americana nas importantes decições do mundo e as condições díspares com que chegaram esses dois políticos no ano de 2007 me faz pensar: como estaria o mundo hoje se Al Gore tivesse assumido a presidência dos EUA naquela ocasião?

10 Comments:

Blogger Luís Pereira said...

Porra, eu fiz uma pergunta e nao tem nenhum viado pra responder. Tudo bem, respondo eu.

Acredito que pouquissima coisa ou quase nada estaria diferente. Por que tamanha discrepancia entre eles?

17:53  
Anonymous Anônimo said...

Hahahahahahah.

Eu acho que estaríamos saltitando em campos floridos.(isso serve para os viados que não responderam)

18:08  
Blogger Daniel Boa Nova said...

Como não sou viado, vou responder: não tenho bola de cristal.

Não sei como seria a reação do presidente Gore para o 11 de setembro de 2001.

Não sei como ele conteria a sede de sangue de grande parte dos eleitores e de setores econômicos que lucram com a guerra.

Agora, se for pra especular, eu acredito que, pelo menos para a questão ambiental, o presidente Gore daria mais atenção.

O que não o impediria de jogar algumas bombas por aí.

No mais, vai colar na goma quando?
Viadinho!

18:50  
Blogger Luís Pereira said...

Aeeeee!!!!! Soh queria estimular um debate mesmo, nada serio.

E a pergunta foi feita exatamente para promover um devaneio, nao para achar solucoes serias ou para gerar um debate politico aprofundado.

Acho curioso que enquanto um eh anti-cristo o outro eh Nobel da paz. Mas firmeza, vamo indo.

Xarles, to em falta contigo. Vou passar na sua qualquer hora. O problema eh que eu saio tarde do curso. Mas qualquer dia que tiver uma brechinha eh nois.

23:02  
Blogger João Prado said...

Opa, eu não sou baitchola! Acho que o mundo estaria diferentemente igual ao que vivemos hoje. saco?

Tipo, igualmente diferente

13:53  
Blogger Daniel Boa Nova said...

João Prado, o senhor é um fanfarrão.

15:00  
Blogger Daniel Consani said...

Sou viado, não, porra.
Putz, já me fiz essa pergunta algumas vezes e não consegui chegar a alguma conclusão. Talvez os EUA tivessem assinado Kyoto (o que seria apenas razoável). Quanto a reação ao 11 de setembro, pouco mudaria, acho. Talvez a Guerra do Iraque não existisse? Não sei mesmo...
Ô pergunta do caralho...

11:41  
Blogger Daniel Consani said...

No fim das contas... com Gore no poder, será que teriam existido os ataques de 11 de setembro?

11:43  
Blogger Luís Pereira said...

Que merda, neh? Perguntas sem respostas. Mas, no final das contas, acho que atualmente nao existe nada pior que o Bush para o mundo.

13:47  
Anonymous Anônimo said...

Só quero fazer uma observação: o tom disse "nao tem nenhum viado pra responder", ou seja, ele pediu para sãopaulinos, digo, bixas responderem.

18:37  

Postar um comentário

<< Home