Ponto Jor

sexta-feira, outubro 26, 2007

Mídia, mas quanta falta de assunto!

João Prado

Escrevo no limite das forças. Semana foda. Matéria de capa (primeira) e um monte de pautas para cobrir antes de sair de férias... a primeira depois de quatro anos. Pensei em escrever sobre multinacionais na mira da justiça. Pensei em escrever sobre a pirataria, instigado pelas declarações do SUPERprefeito Andrea Matarazzo, que afirmou que "pirataria é questão policial e não social". Pensei também em não escrever nada. Peidei, como diria o Lobão.

Tudo mudou. Pelo menos neste espaço de sexta-feira no PontoJor, quando encarei na página do Repórteres Sem Fronteiras, o último ranking sobre a liberdade de imprensa no mundo. Resumo: O Brasil está em 84º lugar. Estávamos em 66º no ano passado. Ficamos atrás de Trinidad e Tobago (19º), Jamaica (27º), Gana (29º), Israel (44º), Nicarágua (47º), EUA (48º), Mauritânia (50º), Mali (52º), Equador (56º), Bolívia (68º), Mongólia (74º) e Haiti (75º). A lista se encerra com a China (163º), Myanmar (164º), Cuba (165º), Irã (166º), Turcomenistão (167º), Coréia do Norte (168º) e Eritréia (169º).

Não sei qual foi a "metodologia" usada pela organização e nem se o ranking responde questões fundamentais, como em qual situação guerra-política aquele determinado país se encontra e o quanto isso influencia ou não.

Só sei de uma coisa: mídia independente se faz com profissionais independentes. Que seja com um repórter que se desvia das minas terrestres de um país africano ou na "santa paz carnavalesca do Brasil".

1 Comments:

Blogger Luís Pereira said...

Lembrando que a Venezuela ficou em 114.

15:21  

Postar um comentário

<< Home