Ponto Jor

segunda-feira, agosto 20, 2007

A leveza e o peso

Sara Puerta

Acredito que acontece com todo mundo, de um livro ser capaz de mudar sua visão sobre tantas coisas. E não é auto-ajuda, não. Estou falando de livros densos, cheios de frases de efeito que faz você parar pra pensar na sua vida e sentir-se não tão miserável por ser "bipolar" - no sentido psicológico- , ou então não se importar com pólo ( ou opinião) levados a ferro e fogo.
Trata-se do livro do escritor tcheco Milah kundera, A Insustentável Leveza do Ser. Soou meio hype, né! Citar qualquer cultura do leste europeu, parece ser meio intelectualizado demais. Mas, é um romance detalhista com um pano de fundo da Guerra Fria, sem bonzinhos e mauzinhos.
Já tinha ouvido falar que ele é capaz de mudar sua vida, e fui atrás do filme. Não entendi nada! Até que o livro cai na minha mão, nessas obras do acaso que no fundo tem mágica. Foi devoradissimo em pouco tempo. Com voracidade, como toda a história.
De eterno retorno de Nietzsch a conversas maravilhasos travadas com os leitores, Kundera aprofunda e detalha personalidades e ações que fazem qualquer pessoa começar a reparar em detalhes de personagens e fatos que acontecem no seu próprio cotidiano.
Entre o branco e o preto, existem muitos tons de cinza, nunca foi uma expressão tão verdadeira. Com certeza, um prato cheio para os mais sensíveis.
vale a pena demais !