Ponto Jor

quinta-feira, maio 31, 2007

Frustração

Daniel Consani

Tenho verdadeiro horror ao neoliberalismo. Isso não quer dizer que sou esquerdista, claro. Aliás, costumo dizer que todo antagonismo, toda polarização é idiota. Alguém discorda?

De qualquer maneira, jamais neguei ter apreço e muito respeito pela história do socialismo, por Marx, pela Revolução Russa, pelas lutas dos trabalhadores etc. Sempre gostei da noção de contraponto que o socialismo deu e dá ao modelo capitalista.

Francamente, acho que posso dizer que gosto das coisas que vão de encontro aos valores hegemônicos da sociedade. Talvez seja próprio da idade, influência dos bancos universitários ou qualquer outra coisa. Não sei.

Desde o primeiro segundo da última segunda-feira, 28, A RCTV, maior e mais popular rede de televisão venezuelana, deixou de operar. Trata-se de mais uma das ações com caráter ditatorial do presidente Hugo Chávez. Triste, não?

Triste, sim. Confesso: por muito tempo acreditei nas intenções da base governista de Chávez. Compartilho de muitos dos valores expressos pelo presidente nos últimos anos, embora tenha sempre condenado sua postura paternalista (principalmente quando vestia a farda). Acho brilhante que ele se proponha a enfrentar o imperialismo e tenho em alta conta suas políticas sociais.

Mas, desde janeiro desse ano, o meu respeito pelo modelo venezuelano (que jamais achei ser ajustável ao Brasil) tem se esvaído. A aprovação pelo poder legislativo do “governar por decreto” e a não renovação da concessão da RCTV são execráveis, sem dúvidas.

Me sinto péssimo por admitir que estou decepcionado. Como você se sente?

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sinto o mesmo..e imagine isso no Brasil: Se os meios aqui já são burros e comandados, com uma ditadura escancarada assim ia sobrar o q?

Voltamos a 64?

=/

16:49  
Anonymous Anônimo said...

E pode colocar no mesmo barco o vizinho Evo e os filhinhos de papai da USP. O capitalismo é ruim, mas o comunismo é muito pior... a esquerda morreu faz tempo, junto com Lenin.

17:07  
Blogger Daniel Consani said...

Caro anônimo,

Obviedades: de maneira nenhuma o caso de Evo Morales se enquadra no texto; e o caso dos estudantes da USP está longe de ser algo político-partidário.

Mais: a esquerda existe desde a Revolução Francesa (lembra-se dos Jacobinos?) e não morrerá de jeito nenhum enquanto estivermos sob tutela dos valores burgueses, incensados naquela ocasião.

P. S.: Por favor, da próxima vez que comentar, identifique-se.

17:27  
Blogger Daniel Boa Nova said...

Fala doutor!

Bom...com relação aos antagonismos e polarizações, concordo com vc. Aliás, acho que o grande embate "ideológico" de hoje em dia está entre os extremistas e os moderados, sejam eles auto-proclamados de esquerda ou de direita.

Isso vale para Bush, PSOLs, aiatolás, palestinos, israelenses e por aí vai.

Agora, Chaves, pra mim, só o do 8.

abrax

17:57  
Blogger João Prado said...

Contraponto: a mesma emissora que armou para derrubar o governo Chavez e noticiou ao mundo que ele estaria fora, quando estava mais dentro do que nunca, fechou.

Sou contra fechar a RCTV, mas não por causa da RCTV.

Consani, brother, tu não gasta bala atoa. sempre na mira!

18:21  
Anonymous Anônimo said...

Achei meio exagerado. Mas continuo gostando dele.

15:43  
Blogger Daniel Consani said...

Ótima lembrança, Johnny. A RCTV é mesmo uma merda (nem por isso deve ser fechada, claro). Lembro de um documentário feito por dois jornalistas ingleses que estavam em Caracas em 2002 durante os dias do golpe... é fantástico! Bom, no filme tem uma cena de um dos programas jornalísticos (!?!?) da RCTV com a participação de um neurologista com os raios-x do cérebro de Chávez dizendo e mostrando os porquês da suposta “incapacidade mental e intelectual” do presidente.
É o máximo da produção jornalística sórdida e repugnante.
Abs!

17:15  
Blogger João Prado said...

Foda!

17:37  

Postar um comentário

<< Home