Ponto Jor

quinta-feira, maio 24, 2007

A universalização do estresse

Daniel Consani

Uma faxineira. Outro taxista. Seres humanos como só os humanos podem ser.

Demasiadamente humanos, lembro Nietzsche.

Estou no aeroporto em uma sexta-feira fresca e tranqüila. Depois de algumas pesquisas, conversas e entrevistas, encontro uma senhora cruzando o saguão principal com um esfregão na mão. “Olá”, eu digo e me apresento. “Como é trabalhar no aeroporto?”

O irresistível sotaque nordestino: “É estressante, mas já me acostumei. Às vezes, eu estou limpando o chão e um passageiro não vê os avisos que a gente coloca e acaba escorregando. Eles ficam bravos e até xingam a gente. Eu dou risada. É muito ruim trabalhar por aqui, as meninas mais novas vão para o banheiro e choram, mas eu já nem ligo.”

Estou no táxi em uma quinta-feira fria e úmida. Depois de tratar amenidades com o motorista pergunto onde ele mora. “Na Vila Ema. Fica na zona leste. Estou lá faz um ano, morando em uma casa que era do meu avô. Herança, sabe?”

“Sei”, digo. Me espanta o quão abertas algumas pessoas conseguem ser.

O taxista continua: “Meus irmãos querem a parte deles na casa, mas não quero nem saber. Vou meter um uso capião neles. Eles estão bem de grana. Eu sou o único fodido. Nada mais justo.

“Mas taxista ganha bem, porra”, provoco.

Ele ri.

“É frota. O filho da puta do dono da frota me cobra R$ 114,00 por dia para trabalhar. Tem dia que não dá. É foda. Muito estresse. Muito estresse. Só correria. Sinto falta dos dias em que era policial. Ganhava muita grana. Eu já te falei que fui polícia por doze anos?”

"E saiu por quê?"

"Fui expulso por indisciplina. Um dia fiquei muito nervoso e persegui o capitão com a quadrada na mão. Era foda. Só estresse."

4 Comments:

Blogger Luís Pereira said...

O estresse afeta a inteligência emocional.

16:01  
Blogger João Prado said...

"...Eeeoooo vida de gado. povo marcado E povo feliz..."

16:36  
Anonymous Anônimo said...

nossa, depois dessa frase do grande sábio Luiseeeeera Caranguejo eu nem vou mais fazer comentário nenhum..he he
Afinal, quem sou eu pra falar sobre stress né?
=(

Bjão Dani!
Ps.: Dona Maura rulez!

11:17  
Anonymous Anônimo said...

to estressadassso!!! muito stresse!! kkkkkkkkk, é osso!! flw

09:04  

Postar um comentário

<< Home