Ponto Jor

terça-feira, maio 29, 2007

Um exemplo funesto aos políticos brasileiros

Luís Pereira
Toshikatsu Matsuoka é o exemplo mórbido e nefasto a que me refiro. Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca no Japão, Matsuoka, 62 anos, foi acusado de ter recebido dinheiro de empreiteiras favorecidas em licitações e de gastos de gabinete exagerados.

Ao se deparar com a situação indecorosa, o ministro japonês não agüentou a pressão e se enforcou ontem na sua residência, em Tóquio. Encontrado ainda com vida, porém inconsciente, Matsuoka foi levado a um centro hospitalar, onde foi internado com parada cardíaca, mas faleceu momentos depois.

Vejo, claramente, que a corrupção não é exclusividade pungente da política brasileira. A peita das autoridades administrativas e a perversão do sistema constitucional estão presentes nos quatro cantos do mundo.

No entanto, o que faz do caso Matsuoka um exemplo para os políticos brasileiros é o pudor. Ou seja, a simples vergonha de ter uma parte maléfica de seu caráter, antes ininteligível, agora escancarada. Pejo este que não encontro por aqui.

O que observo na política brasileira é a cara de pau, a mesquinharia e a avareza. Governantes e lobistas enchendo a bunda de dinheiro enquanto a maioria da população vive em situação precária. A falta de vergonha em passar dentro de um carro blindado - de 200 mil reais - num semáforo onde pessoas pedem dinheiro.

Se vivemos no país da impunidade, onde as autoridades administrativas são pessoas desprovidas de vergonha, que, no mínimo, a consciência os faça definhar.

3 Comments:

Blogger João Prado said...

Na Itália (operação mãos limpas) também teve muita autoridade se matando de vergonha. Mesmo sendo outra cultura é no mínimo estranho observar o suicídio de Matsuoka e tentar projeta-lo para os culpados da cena brasileira.

que "a conciência os faça definhar". é por aí mano. e que o cenário seja a cadeia e não somente os noticiários.

15:09  
Anonymous Anônimo said...

É, eu li no seu post sobre a Itália, Jony. Vi ontem no jornal sobre o Matsuoka. Só aqui que esses merdas não tem nem o mínimo, a vergonha. E muito pelo contrário, na eleição seguinte estão com o carão na mídia falando para seus eleitores. Eleitores, porque, de novo, eles são eleitos.
Ê Brasil...

12:12  
Anonymous Anônimo said...

*Eleitores porque, de novo, eles são eleitos.

12:13  

Postar um comentário

<< Home