Ponto Jor

terça-feira, maio 22, 2007

Será que é Marte mesmo?

Luís Pereira


Image credit: NASA, Cornell Univ., JPL and M. Di Lorenzo et al.


Navegando na internet, encontrei essa foto no site da Nasa, com o título Attacking Mars (Atacando Marte). Achei curioso e resolvi dar uma lida na descrição da fotografia. Lá está especificado que se trata de uma máquina itinerante, chamada Spirit (Espírito), que vem explorando o planeta vermelho há mais de três anos, e que esta foto, tirada pela própria viajante, mostra a Spirit “inspecionando de perto algumas rochas interessantes perto do cume da colina Husband”, no solo de Marte.

Não sei se criei “abobrinhas” na cabeça, mas, recentemente, ouvi algumas opiniões que duvidam da ida do homem a Lua, suspeitando, principalmente, de fotos que mostram sombras em posições dúbias, a famosa bandeira dos EUA hasteada como se houvesse vento e as várias pegadas dos astronautas, que na Lua são impossíveis devido à ausência de umidade.

Tudo isso, relacionando com a foto da Spirit, me fez pensar: A sombra da máquina não parece estar manifestada pela ação de um refletor posicionado atrás da foto, sendo que parece ter um pôr do sol no horizonte? Bom, tudo bem, a Spirit deve ter um refletor próprio. Mas o conjunto da obra não parece uma foto produzida em estúdio? E mais: Os descrentes nos homens lunáticos dizem que a farsa dos norte-americanos sobre a Lua foi uma grande jogada na corrida espacial contra a União Soviética. Quais interesses estariam envolvidos em forjar uma exploração em Marte? Talvez, o mesmo poder político?

Olha, não costumo duvidar da capacidade de exploração e inovação tecnológica do homem. Hesito muito mais com relação à sua habilidade emocional. Mas que essa foto me parece esquisita, isso parece.

2 Comments:

Blogger João Prado said...

esquisita mesmo!

00:34  
Anonymous Anônimo said...

nossa, estranhissima!! parace uma maquete!! kkkkkkkkkkkk
é vai saber né luis!! flw

09:07  

Postar um comentário

<< Home