Ponto Jor

segunda-feira, março 26, 2007

Vento bom

por Sara Puerta

Eu juro que não é por causa do chocolate. Acho que é pelo outono, aquela mistura de sol com vento. Seja lá pelo que for, eu amo a época de Páscoa.
Tive a certeza disso hoje cedo, quando coloquei os pés para fora de casa.

Bateu um vento. Lembrei de tanta coisa. Tipo, vento que lembra do passado. Parece papo de gente louca, mas conheço algumas pessoas que sentem isso também. Até acalma.

De criança, eu ia na Igreja com a família toda. Nove tios, dois irmãos, dez primos, duas avós. Gostava da celebração da sexta-feira santa. Pra mim, era a melhor missa. As pessoas ficavam um minuto em silêncio. E eu olhava de canto de olho. Estavam todos cabisbaixos e tristes.

Sempre saia com “sangue nos zóio”, achava tudo que aconteceu com Jesus muito injusto. “Por que ele não chamava todos os seguidores e quebrava tudo?”, eu perguntava para o meu pai. Ele respondia. “Um dia você vai saber”.

Não soube. E mesmo sendo uma reles mortal, que não vai “salvar o mundo” reconheço que também não quebrei tudo um monte de vezes. Ficou um monte de imagens de pancadaria e discursos apenas em fantasia.

Mas tudo bem! O vento de outono acalma. E lá vou eu de novo. Céu estrelado. Nostalgia. Novos tempos....

Gostava dos filmes que passavam na tv sobre a vida de Jesus. E ele era loiro. Tá bom!

Depois da minha era cristã, veio a era das viagens. E Páscoa era sinônimo de céu estrelado e muita história para contar.
E hoje é lembrança boa e inspiração.

Mais...
Páscoa vem da palavra grega Pessach, e quer dizer passagem. Para o cristão, quer dizer ressureição. Para os judeus, libertação do povo. Para muita gente, feriado, fartura no almoço e chocolate.

O carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa, que por sua vez, é estabelecida no primeiro domingo após a primeira Lua cheia, depois do equinócio - início do outono.

Eu confirmo: a melhor Lua Cheia do ano é na sexta–feira santa, o dia do bacalhau. Dá até pra ver o coelho da Páscoa deitado. Eu juro que dá, e sem fazer uso de aditivos.

Se quiser calcule o Dia da Páscoa....
http://www.inf.ufrgs.br/~cabral/Pascoa.html

Uma homenagem “não muito inocente” ao coelho branco da Páscoa
http://www.youtube.com/watch?v=6xhYk9PEmXA

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai Sa, adorei..apesar de ser suspeita..já que pertenço a família e portanto adoro o sol com vento!!!!!
Mto bom o texto!!!

09:53  
Anonymous Anônimo said...

Sara realmente eu sei o que vc quis dizer com "sangue no zoio" quando saia da missa da sexta feira... eu tb ficava infinitamente revoltada .... ainda fico pois até hj não entendi muito bem o porquê de tudo akilo ... mas ... fazer o que né... são coisas que não consigo explicar ... assim como não consigo explicar a sensação gostosa de vento gelado com sol... é inexplicavel... apenas se pode sentir e curtir esse momento ... realmente o outono é fantástico....
parabéns... o texto é ótimo...

Beijos

10:18  
Anonymous Anônimo said...

bom texto, garota!
Romântoco demais para o meu gosto, mas sei apreciar até as coisas que vêm do coração...
Parabéns!

10:29  
Anonymous Anônimo said...

E isso ai Sara...tem coisas que a gente sente e guarda pra gente.....outras merecem ser ditas....parabéns....continua dizendo...que to aqui sempre pra ler...beijos e braços . João (OMNI)

10:37  
Anonymous Anônimo said...

Meu irmão adora os filmes de Jesus. Ele sabe todos de cor. Haha... que louco...

11:00  
Blogger Daniel Boa Nova said...

Sou pagão, mas adoro ovos de páscoa.

Aliás, fiquei sabendo de uma senhora judia que tá vendo por uma pechincha!

11:22  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Sarinhaaa!!
Que texto bonito.... vc escreve muito bem, quem dera eu poder escrever assim..
Parabéns!!!
Que seja um outono com muito vento gelado com sol pra todos nós...rs
Bjo grande

11:49  
Blogger Marina Oliveira said...

Não é papo de louca não, Sara, vento que lembra o passado existe sim. E esse tempo de Páscoa costuma me lembrar de aniversários passados. Quem faz aniversário em abril sempre "corre o risco" de que a data caia no feriado e de ganhar muitos chocolates... belo texto e belo blog!

12:14  
Blogger João Prado said...

Também acho que existe esse "tipo" de vento. outra: tambem amo a combinação de sol e vento. Sol que esquenta e sombra que congela.

12:47  
Blogger João Prado said...

Também acho que existe esse "tipo" de vento. outra: tambem amo a combinação de sol e vento. Sol que esquenta e sombra que congela.

12:47  
Blogger João Prado said...

Também acho que existe esse "tipo" de vento. outra: tambem amo a combinação de sol e vento. Sol que esquenta e sombra que congela.

12:47  

Postar um comentário

<< Home