Ponto Jor

quarta-feira, março 21, 2007

De uma vez por todas: você não vai ganhar na loteria (até que me prove o contrário).

Daniel Boa Nova


Todo mundo tem uma prostituta dentro de si. Questão apenas de saber quanto ela cobra. Vou te contar uma coisa: tenho me sentido como uma de beira de estrada.

No boteco, creio, todos já discutiram em algum momento: se uma revista adulta te fizesse uma proposta tentadora, você toparia? E se dobrassem a oferta? Isso vale para mulheres e homens.

Olho ao meu redor e vejo inúmeros exemplos de gente explorada. Salário baixo, às vezes atrasado; horas-extra acumuladas sem ser contabilizadas; falta de reconhecimento ou mesmo respeito profissional; promessas de mudança não-cumpridas; gente que não sabe dos seus méritos decidindo seu futuro: algum desses itens está ali presente. Você já tem diploma? Contas? Até filhos? O problema é todo seu.

Então eu penso que, putz, melhor encarar a coisa toda de outra forma. Que essa fase é passageira e tem gente da nossa idade satisfeita com sua situação - ainda que falando outra língua em um emprego ordinário, a milhas daqui. Afinal de contas, trabalho é apenas uma parte da vida. E não vale a pena ser um ranzinza porque ela é frágil e curta.

É, apenas uma parte. Aquela parte que viabiliza seus projetos. Aquela parte que ocupa quase a totalidade da semana, do humor e da disposição. A que te obriga a sair de casa, de cara limpa, e interagir com outros seres em atividades conjuntas.

Se de fato é passageira, por ora, não há muito que fazer. A não ser manter a cabeça erguida, cumprir a parte que lhe cabe e tentar não se abalar – o veneno que não mata fortalece, lembra?

Mas apenas um conselho: não abra mão de suas férias. E se um dia ouvir dizer que brasileiro é preguiçoso, mande passear.

3 Comments:

Blogger João Prado said...

Caralho cinza! ler esse texto logo de manhã (aqui, no trampo) é análise de graça! vomitei (li!) cada palavra de maneira plena. OBS: vale a pergunta (para todos). você trabalha porque? para quem?

11:47  
Blogger Luís Pereira said...

Mensagem boa Xarlis!

17:52  
Anonymous Anônimo said...

adooooooooooooooooorei!!!!!
beijo
Mari

22:05  

Postar um comentário

<< Home