Ponto Jor

quarta-feira, março 28, 2007

Pode crer!

Daniel Boa Nova

É da nossa cultura não dar o devido valor aos pioneiros, os agentes transformadores. Não me atrevo a querer explicar, só sei que isso rola. Achismo puro com um pé na realidade. O esquecimento completo de um craque boleiro do passado pelo clube onde se destacou e a degradação a que são submetidos edifícios e monumentos históricos brasileiros são apenas algumas das muitas faces de uma mesma moeda, corrente por aqui. Manja caminhão-baú atropelando fonte em Ouro Preto? Então...

Foi com isso na cabeça que, no último sábado à noite, pude conferir a quantas anda o trampo do Thaíde. Quase desisti, o que teria sido lamentável.

Thaíde, você sabe, dos precursores do hip hop nacional. Desde os anos 80 na ativa, gravou vários discos em parceria com DJ Hum, que hoje gira seus toca-discos no inferior Motirô. Em 2000, lançaram um dos melhores registros da história do rap nacional: "Assim Caminha a Humanidade", via Trama, para 1 ano depois dissolverem a dupla. Falei no disco e botei para tocar.

Jà há alguns anos que o MC e ex-dançarino de break era visto apresentando o Yo!, programa de hip hop da MTV que passa em horários alternativos (se é que ainda passa). E quem assistiu ao filme Antônia pôde conferir sua veia cênica, posteriormente adaptada para a minissérie da Globo. Pois bem, sustento garantido. E a música?

Apesar de não ter saído da mídia no período e nem parado de fazer shows, já ia longe o último registro sonoro de Thaíde. De um lado as propostas de trabalho e, do outro, o sucesso de “Senhorita”, davam a entender que poderia ser o começo do fim de uma carreira.

Fui surpreendido pela notícia do show de lançamento de seu novo disco no SESC Pompéia - um dos melhores espaços de Sâo Paulo - e às 21h eu já estava lá. O público compareceu em bom número, o que me fez descrer de tudo o que achava: Thaíde está em alta. Até o Senador Eduardo Suplicy foi visto por ali.

Na abertura, uma performance curta do rap oldschool raivoso e mal-encarado do DMN. Que funciona bem ao vivo. É de uma pegada intensa, pesadaço, bom pra quem curte bate-cabeça. Mas a festa tinha outro dono.

Thaíde abriu com “Apresento Meu Amigo” e um coro que incluía Lino Crizz, outros 2 manos e mais meio SESC. Passou por “Preste Atenção”, “Afro-Brasileiro” e algumas mais recentes, como “Caboclinho Comum”. Com o perdão do trocadilho, uma que levantou a galera foi “Pra Cima”, a música de abertura do Yo!, já de sua fase solo.

Chegou a hora das participações especiais e o Záfrica tocou uma para mim desconhecida. Na seqüência, sua “Tem Cor Age” – deles eu sou suspeito para falar, fã é foda. De Conceito também compareceu e mandou “Se Virar, Virou”, seu hit. Além desses, várias inserções de dançarinos de break e, vez ou outra, surgia bailando uma negona saradaça de biquíni, pra elevar a temperatura.

Festa. Teve até espaço para piada entre uma música e outra (sabe o que a cachorra falou pro cachorro em frente à farmácia?). Perto do final do show, um dos pontos altos: a nova e divertida “Louca por Mim”, que inaugura o estilo rap-brega no Brasil. E, para encerrar, claro, a obrigatória “Senhor Tempo Bom”. Beleza!

Teve um ponto fraco: o cd novo não estava à venda. Falha, é real. Compensada com a venda da biografia de Thaíde (acrescida de um cd com 3 músicas inéditas) a 10 pilas. Tá valendo. Mas me parece que o cara ainda terá muita história para acrescentar à obra.

_________________________________________________

Abaixo uma apresentação especial para o Carnaval na MTV, Thaíde & DJ Hum em boa fase e acompanhados por uma super-banda. Uma releitura da antigona "Lata D´água na Cabeça" com a letra de "Brava Gente". Lembro de ter visto isso, acho que era 97. Que tempo bom...

3 Comments:

Blogger João Prado said...

Sou fã do rap do Thaíde também. Acho que ele tem uma pegada AINDA diferente de muita gente. To bem curioso para escutar esse tal "rap brega"...

11:53  
Blogger Mari said...

Xarlis, esse livro é mto booooooooom!!! É ele contando como rolou o hip hop aqui no Brasil. E é pequeno, então dá ler rapidinho!!! Ei, montei um blog tb. rs. veja depois: www.maridiz.blogspot.com
beijo

13:16  
Blogger Daniel Consani said...

Pode crer... Thaíde é foda.
Belo texto, Boa Nova!

10:26  

Postar um comentário

<< Home