Ponto Jor

segunda-feira, junho 18, 2007

A segunda vida, literalmente


Sara Puerta


Bem-vindo ao Matrix! O filme classificado como ficção científica não é tão irreal como imaginávamos ser. Um mundo paralelo já foi desenvolvido e o seu progresso é bem rápido.
Perdoem-me o exagero, mas essa minha teoria surgiu essa semana ao receber um convite por email para uma festa. Quando o vi na caixa de entrada fiquei feliz da vida imaginando ser mais uma “boca-livre” do lançamento de alguma coisa. Pois é, mas a tal festa estilo rave não tinha um endereço, digamos assim, muito fácil de ser encontrado. A balada era, literalmente, realizada em outro mundo! Isso mesmo! Era em um terreno no Second Life.

E eu, é claro, só conseguiria marcar presença se fosse tivesse uma identidade avatar, nome “sinistro” dado aos cidadãos da “segunda vida”. Aliás, a assessoria de imprensa passou o convite partindo do pressuposto que todos tenham um avatar. Pois esse negócio de ter uma vida paralela no reino virtual virou uma febre. Segundo a assessora de imprensa da empresa que cuida do Second Life- diga-se de passagem ela é de carne e osso- no Brasil há cerca de 100 mil pessoas cadastradas.


Eu estou passada, porque não se trata de crianças mantendo um reino de fantasias. São pessoas com seus vinte e poucos anos empolgadas com a outra vida, e dando o máximo de si para ser um avatar bem sucedido.


Um parêntese antes de continuar: se alguém ler e odiar minha crítica a esse troço, por favor me arranje um fator positivo em ter um avatar e ter uma outra vida.

Sei que o Second Life já foi discutido pela imprensa, já foi capa de revista e tudo. Mas é que só agora me dei conta de tão louca é essa situação. E se você resolve ira a fundo, descobre coisas que nos deixam de cabelo em pé: você recebe salários, compra terrenos, faz negócios, vai em festas, chega junto no gatinho do lado, tem festas de lançamento de novelas, os SPFW acontece lá e aqui, grupos religiosos, comunidades no Orkut com pessoas virtuais. As mais impressionantes “Empresários do Second Life” e “ As mais gatas do Second Life”.

E ainda, Estado de S. Paulo lançou um jornal virtual lá no mundinho, com notícias de lá. Os jornalistas são formados no mundo real e tornam-se avatares.
Não demora muito, as notícias deixarão de ser sobre os investimentos e eventos. Parece, que já houve um estupro, disse um site de tecnologia. Futuramente, vão acontecer até julgamentos. Já deu para ver que o negócio é piração, né?

Sociólogos, psicólogos e antropólogos de todo o mundo, Uni-vos! Isso me cheira a fuga da realidade, vazio. Enquanto você se preocupa em cuidar do seu avatar, o seu corpo de carne e osso apodrece e se encolhe.

Será que o mundo real se saturou tanto que é melhor investir em outro mundo? Como ficam os sentimentos? Como será a evolução sociedade? Existe desigualdade social?Já deu para perceber que pularam o medieval e já chegaram ao capitalismo. Será que existem avatares acima do peso? Acho difícil....


Na imagem: Balada no Second Life.






1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo com o texto, acredito q esse Second Life é uma coisa surreal, bizarra...nada se compara a vida real, os mistérios e as sensações de SER humano...vidas paralelas assim em algum momento irão se confundir. Acredito que pode ser divertido e tal, mas o probabilidade de vc e o avatar se tornarem o mesmo em mundos diferentes...cada um com a sua loucura, mas eu ainda prefiro a minha First Life mesmo...

10:37  

Postar um comentário

<< Home