Ponto Jor

sexta-feira, junho 08, 2007

O Sesc é foda!

João Prado

Quinta-feira, seis da tarde, estou na frente do Sesc Pompéia, na rua Clélia, aqui em SP. Na opinião deste que vos escreve é um dos lugares mais bacanas dessa city. Um lugar genuinamente democrático: da calçada, secando a lata de cerveja, vejo jovens, manos, playboys, gente feia, gente bonita, travesti com bigode, bêbados e alguns que aparentemente são “normais”.

No meu caso, aguardo uns amigos para ir ao show do Mundo Livre S/A. Demais! Guns of Brixton, do Clash, versão cavaco – Zero Quatro é o punk brasileiro! Mas a questão que aqui eu tento levantar é que lá, no Sesc, são Paulo fica mais são Paulo – como já diria um brother, o Tupã, que “o Poupa Tempo tem a cara real da gente brasileira”. Sem disfarces. Se essa cidade às vezes é vendida como elegante, essa elegância, para mim, não está em seus prédios altos, no restaurante do Alex Atala ou nas festas do Jockey Club. Está nos bares da Augusta, no cinema velho freqüentado por gente “moderna”, nos lanches de padaria e nas bancas de jornal.

O Sesc tem um pouco disso tudo. Não necessariamente essas coisas ditas acima, mas um pouco da gente que esses locais atraem. São esses lugares que me fazem gostar um pouco (e odiar menos) essa cidade perdida.

Como repórter, impossível não ligar a antena da apuração, quando vejo a “guerra” dos tiozinhos que vendem cerveja na porta do Sesc. Aos gritos de “Itaipava e Skol” e “Bohemia e Skol”, de lado a lado, travam um duelo limpo e engraçado, mesmo que o jogo da vida seja duro.

Post de última hora. Hoje é sexta e esse repórter está de folga.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

e eu queria muuuuuito ter ido a esse show! Tb adoro o Pompéia, tenho a mesma opinião que você sobre ese lance das diferenças...Sábado fui lá pra ver a exposição de fotojornalismo...Em meio a rostos espantados por uma realidade nua, crua e cruel, crianças corriam em meio ao salão rindo e gritando..
Demais, demais...
=)

09:21  

Postar um comentário

<< Home