Ponto Jor

quarta-feira, junho 13, 2007

Ah, os jovens...

Daniel Boa Nova

Enquanto uns tantos alunos da USP continuam living la vida loca na Reitoria, uma notícia que apareceu ontem nos principais portais não nos deixa esquecer: só no estado de São Paulo são mais de 200 mil crianças trabalhando. Ah é: além de Dia dos Namorados no Brasil, o 12 de Junho é conhecido por ser Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

E eu posso até queimar a língua, mas creio serem poucas as chances dessas 200 mil aí estudarem na USP. Acho que vai ser difícil. Se trabalham é porque deve faltar renda. Fica complicado pagar uma boa escola que garanta uma boa base para passar no vestibular da talvez mais concorrida universidade do País, mas, se não for possível de primeira, cursinho. Isso se chegarem a completar o ensino médio.

Agora me diz uma coisa: o que é que os participantes do movimento esperam pra sair de lá? O governador já não publicou o decreto declaratório que reafirma a autonomia da universidade? Os professores já não conseguiram aumento? Poderiam ter saído de cabeça erguida pela porta da frente, mas parece difícil largar o osso, não?

Ou talvez eu saiba. Talvez eu já conheça essa história. Uma vez que estão ali e sentiram o gosto do poder, aproveitam para manter o pavio aceso e, quem sabe, conquistar algo mais - tipo destituir algum secretário no grito. Estão esperando chumbo. Torcem para que venha a muito dura e legitime essa luta. Porque não existe vitória sem arranhões, certo?

Levar uma situação ao extremo para poder assumir o papel de vítima. Exigir a saída de representantes que, por pior que sejam, fazem parte de um governo eleito. Vamos encher os pulmões e gritar junto: viva o democrático movimento estudantil brasileiro!

2 Comments:

Blogger João Prado said...

Viva!

12:01  
Blogger Sara Puerta said...

Essa é a pergunta que não queria calar para muita gente, e vc a colocou no post!

12:17  

Postar um comentário

<< Home