Ponto Jor

sexta-feira, junho 15, 2007

Deus nos desengarrafe

João Prado

Trânsito, socorro, já era. SP está entupida de carros. Qual é a desculpa do dia? Hoje o caminhão entalou na ponte da marginal, é dia dos namorados, dia da greve dos metroviários, greve dos perueiros... Qualquer desculpa é desculpa. O fato é que o trânsito em SP não tem muito jeito. Ou não se anda mais de carro (no que devo me incluir) ou a realidade virtual chega logo para que diminua o tráfego de corpos – digo, mais precisamente, do trajeto casa-trabalho.

Se o tempo é dinheiro, o trânsito é um dos maiores inimigos dos bolsos dos cidadãos. Não se cria e investe em projetos dentro de um carro ou de um busão lotado, não se conhece pessoas dentro de uma bolha e dificilmente pode surgir uma grande idéia em plena Marginal Pinheiros, parada às seis da tarde, que não seja de abandonar o possante e falar: “Tchau. Vocês que fiquem aí”.

Mas se o transporte público é a salvação, no que eu acredito também, o cenário piora. Inocente de quem acredita nas obras superfaturadas do metrô. Expansão zero. Infra-estrutura zero. Investimento zero. E pouca gente enchendo o bolso de dindin.

Este é mais um post no PontoJor sobre o caos do trânsito em SP. Os colegas aqui também já escreveram sobre. O assunto é velho, mas cada vez mais factual.

Vou dormir agora porque tenho que estar na Paulista às 9h00. Vou de metrô, se a greve não voltar.

Nota: quando estou em um engarrafamento, só me lembro da frase do dePUtado Paulo Maluf, quando era prefeito dessa cidade: “Trânsito é sinal de progresso”. Filho da puta!