Ponto Jor

sexta-feira, março 02, 2007

Para a sua fé valer


João Prado

Matéria publicada hoje no The Guardian, um dos melhores jornais da Europa (e comentada na página do terra), revela o poder dos evangélicos capitalista$ no Brasil. A reportagem traz como mote a recente prisão, nos Estados Unidos, do casal Estevam e Sonia Hernandes, da Igreja Renascer.

Em resumo, a história que, por aqui, já sabemos: o uso da religião e da fé de quem se sente “infiel” para espalhar a corrupção e o crime na sociedade. Um mercado promissor, sendo que a estimativa é de 26 milhões de seguidores. Na câmara dos deputados, cenário que não poderia ficar de fora de uma história como essa, a presença está garantida com 61 evangélicos entre os 513 deputados, católicos, protestantes, macumbeiros e céticos.

Nada contra a turma da saia comprida e camisa fechada no último botão. “Cada um com sua loucura”, como dizem por aí. Além disso, a fé vale muito sim para o cidadão do Brasil lado B. Ela preenche muitas vezes a falta de oportunidade que o poder político não oferece. Os políticos! Ahhhhhhh, sempre os político$!

Se as autoridades quiserem mesmo prender toda a quadrilha do casal Estevam e Sonia, além das outras espalhadas por todo território brasileiro, “sigam o dinheiro”, como dá a letra o informante Garganta Profunda no filme Todos os homens do presidente. Simples assim.

No mais, vale para os estudiosos uma pesquisa de como a fé está sendo “privatizada” cada vez mais. É cd de padre, é terreno no céu.

Bezerra da Silva, um dos maiores intérpretes do samba, além de freqüentador de terreiro que depois se tornou evangélico, cantava o retrato do povão, sua FIEL e eterna platéia: “...paga seu dinheiro para o pastor para fazer sua fé valer...”.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É.......Não é de hoje......

Tudo começou errado há muito tempo atrás. O que vemos hoje é o resultado de mais de 2000 anos de roubo, idolatria-cega, inverdades e covardias. Pra começar, falemos da bíblia. Scorcese, muito antes de tudo isso, retratou com muita exímia o que acontecia na vida do "salvador". Quando por exemplo, jesus andava em uma praça e ve Paulo gritando ao povo sobre o nobre Jesus. Ele ouve e diz: "Mas porra, esse cara que vc tá falando aí, não sou eu!!!" Então Paulo responde: "E daí?! Esse é o cara que eu imagino ser Jesus" - "A ultima tentação de Cristo".

Daí já da pra notar que a interpreteção do negócio é tão manipuladora, que não consigo ver nada na bíblia que não seja o próprio homem se colocando no centro de tudo, o tal egoísmo.

É importante ter fé, acreditar. Mas é infinatemente desnecessário seguir o que um filho de uma puta que se esconde atrás da bíblia, pregar ensinamento utilizando-se de exemplos universais de "como eu sou ruim e minha vida é um lixo!". Porque eu já fui numa igreja evangélica e tudo que o fdp falou se encaixava nos meus problemas. Lavagem cerebral do caralho. Dá nojo.....

Eu continuo trabalhando sob os olhares do meu cramunhão. Ele sim, só funciona pro bem. Porque espanta os evangélicos chatos-crentes-bitolados da minha empresa, que insistem em perguntar se eu rezo.

Sim!!! Eu Rezo!!! Vai ver lá no banheiro o tamanho da missa......

17:25  

Postar um comentário

<< Home