Ponto Jor

quinta-feira, agosto 30, 2007

Joguem a lona!

Daniel Consani

Na entrevista que Lula deu ao jornal “O Estado de S. Paulo” duas coisas ficaram bastante claras: ele está satisfeito com os rumos tomados pelo governo (“Mas queria ter feito mais”) e repudia a idéia de um terceiro mandato.

O interessante é notar que a “classe média forte com uma classe baixa digna” citada por Lula na entrevista parece desconcertar os detratores do presidente, que citam o Bolsa Família como um programa assistencialista, paternalista, populista e eleitoreiro.

Particularmente acredito que a força da classe média é vital para o prosseguimento econômico desejado para o Brasil, mas é impressionantemente abismal sua pobreza intelectual e cultural. Essa classe média, além de ser pautada por capas de Veja e novelas da Globo, aplaude o movimento “Cansei”, mesmo sem ter um helicóptero e um Mercedes-Benz no jardim. Queixam-se do Bolsa Família para os pobres e esquecem do dinheiro público injetado na Votorantim, na Globo, na Gerdau e em praticamente todas as outras grandes fortunas do país. Ou assistencialismo para ricos tem outro nome? Ou alguém acha que somos um país empreendedor por opção e oportunidades?

De qualquer maneira, os auto-elogios de Lula na já citada entrevista espantam pela terrível memória do presidente. Ele parece horrendamente desatento à situação calamitosa do sistema de educação brasileiro e ao abismo existente entre as necessidades infra-estruturais do país e as precárias condições de estradas, ferrovias, portos e aeroportos nacionais, só para ficar na superfície.

É entre descabidos auto-elogios e a ignorância dos detentores de poder de compra que a vida segue na republiqueta. Joguem a lona! Chamem o Arrelia! Virou circo!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lula ainda diz que o valor pago para os aposentados estão altos demais, fora da capacidade do governo de arcar e talz.
E pan, e mensalão e obras não acabadas?

E nem de circo dá pra chamar. No circo pelo menos a gente acha graça das coisas...

08:51  

Postar um comentário

<< Home