Ponto Jor

terça-feira, setembro 18, 2007

Die In

2 Comments:

Blogger Daniel Consani said...

Luizera,
Belíssimo trabalho, como sempre.
Uma dúvida apenas: ainda que, em caso de acidente, seja perigoso e que não saibamos muito bem o que fazer com o lixo nuclear, a energia nuclear não é mais interssante do ponto de vista ambiental já que não causa tantos danos imediatos como as termelétricas, por exemplo. Digo isso porque na Europa não há abundância de rios como por aqui e acredito que as usinas nucleares sejam uma solução.
Grande abraço,

19:08  
Blogger Luís Pereira said...

E ae Dani, BLZ mano? Saudade de fazer um rolê contigo.

Bom, com relação a sua dúvida eu acho que você mesmo já respondeu:"já que não causa tantos danos imediatos".

O lixo nuclear precisa ficar sob vigilância durante muitos anos e não existe ainda nenhuma forma segura de armazená-lo. A longo prazo essa energia se torna uma bomba relógio - ainda mais para nós, habitantes do submundo.

Muitos países estão abandonando a energia nuclear, como a Alemanha, que hoje investe pesado em energias limpas, como a eólica e a solar.

O Brasil é um país geograficamente privilegiado. O relatório Evolução Energética, lançado pelo greenpeace em fevereiro de 2006, mostra que é possível eliminar a energia nuclear e as térmicas a carvão e óleo combustível da matriz elétrica nacional. A matriz de Revolução Energética é 88% renovável e agrega ainda uma economia de R$ 117 bilhões por ano através de medidas de eficiência energética.

Outro mito que existe é que a energia nuclear resolve o problema do aquecimento global. Conforme o estudo The future of Nuclear Power do Massachusetts Institute of Nuclear Technology, seria necessária a construção de mil reatores em um prazo curto de tempo para que o problema do clima seja resolvido, o que é inviável física e economicamente. No greenpeace é de costume dizer: tentar substituir as mudanças climáticas pela ameaça nuclear é trocar um problema pelo outro.

E, para finalizar, a energia nuclear facilita o desenvolvimento de armas nucleares e, com isso, gera instabilidade geopolítica.

Na minha opinião o Brasil deveria dar o exemplo e provar que é possível construir um ambiente energéticamente sustentável. E potencial para isso nós temos.

11:23  

Postar um comentário

<< Home