Ponto Jor

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Soul

Qual o peso da alma? Quanto vale a sua?
Um corpo de uma pessoa de vinte e poucos anos tem mais ou menos 60 kg de músculos, água e (muitas vezes de odiada) gordura.

Existe um filme chamado 21 gramas, que explica sobre o “emagrecimento” das pessoas ao
morrerem. Quer dizer, o ponteiro da balança desce um pouquinho ao falecer, porque a alma se desprende do corpo. Então, a alma tem peso. E quer saber? Eu acredito que ela pesa um bocado.

Eu sinto a alma como aquele “formigamento” nas pernas, nas mãos. Aquela voz interior que não para de repetir “Vai andando, vai...”, uma parte viva, mas sem matéria, sem células. Não dá para ver, mas dá para sentir, sim.

Ela é o que dá vontade, que faz levantar. E isso não tem nada a ver com intelectualidade, é puro instinto. Não diria que a de algumas pessoas pesa mais, mas algumas têm mais força.

I´m soul man, já dizia o refrão da bela música de James Brown. O negão aconselha: não se preocupe, trombe os obstáculos, as vergonhas...é o que ele diz e o que nossa alma nos indica a fazer.

Uma vez o Carlos Lessa acusou o ex - presidente Fernando Henrique Cardoso de ser um sociólogo de “alma seca”. Tá vendo só. Até os comportamentos egoístas são decorrentes da falta dela.

Está em música, em frases, em poemas, em análises filosóficas – quanto pesa a alma do seu vizinho acomodado? Dos “guerreiros”?

Qual o peso das almas das vítimas que todos os dias ficam estampadas em fotos de jornal com manchetes que já não nos chocam mais: “Carro bomba explode em Bagdá e mata 80 pessoas”

Quanto pesava a alma do Gandhi? Dos sensíveis? Dos que tem compaixão?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom filme (21 gramas), e ótimo texto. vale uma pesquisa (a gente ainda faz).... Dona Guerrilheira Puerta!
té a breja de quinta

13:36  

Postar um comentário

<< Home