Ponto Jor

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Reflexão acerca de crateras

Daniel Consani

Em tempos como esses, em que a reflexão e o pensamento crítico são marginalizados por supostos bons interlocutores, me pego a pensar sobre crateras (exceção feita àquela ocorrida na estação Pinheiros do metrô paulistano).

Elas apresentam os mais variados aspectos e tamanhos. Do aumento da intervenção estadunidense no Iraque à sétima edição do Big Brother Brasil, 2007 já se mostra como um ano em que as crateras, os buracos, os vazios imperarão. Sendo assim, salve o marasmo intelectual, tão estimado por muitos veículos de comunicação e cultivado com compaixão descabida por grande parte da classe média brasileira, que se pauta por capas de Veja e novelas das oito.

Que essa inércia covarde seja bem-vinda e faça de Arlindo Chinaglia o presidente da Câmera dos Deputados; que transforme o crime organizado tupiniquim no verdadeiro Estado de Direito; que mantenha o crescimento econômico brasileiro em patamares pífios, afinal de contas vêm aí R$ 6 bilhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), embora tenham esquecido de dizer que os ultrajantes 4,5% do superávit primário serão mantidos.

Desnecessário dizer que o tom irônico e catastrófico do parágrafo anterior seria facilmente suprimido caso este blogueiro não tivesse se engendrado em linhas tão próprias a Schopenhauer, mas aqui sou obrigado a citar Gramsci: “pessimista na análise, otimista na ação”.

E talvez seja essa uma boa maneira de me apresentar, afinal de contas era o que eu realmente gostaria de fazer.

Então... Olá, sou Daniel Consani, pessimista na análise, otimista na ação. Ou qualquer coisa assim.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que a cratera político-brasileira não afunde ainda mais esse ano, pois a submersão já atinge níveis eruptivos, podendo cobrir o povo com o magma da opressão.

09:20  
Blogger Daniel Boa Nova said...

Mas o carnaval tá chegando...

Globeleza, rapaziada!

11:04  
Anonymous Anônimo said...

Estréia com cara, talento e uma marra típica de quem ainda carrega o romantismo do jornalismo no sangue!
Que isso não se perca perante o marasmo intelectual em que vivemos e não temos previsão de sair... Não gostaria de perder o prazer de seus textos por interpretações "Framboesa de Ouro" nos BBBs da vida...
Continue na estrada irmão, precisamos de pessoas como você!
Abração!

17:08  
Blogger Rajan Alexxx said...

Esse é o Dani, amigo que mora lá perto de São Caetano! Parabéns por mais esta empreitada bloguística, achei muito legal o esquema que vcs montaram aqui no Pontojor. Estarei por aqui sempre, e espero vê-los no Segunto Filhote, que está no fim das férias.
Abraços

14:41  

Postar um comentário

<< Home