Ponto Jor

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Mea-Culpa

João Prado

22h57 – Abro a porta e tiro os sapatos. São anotações em pedaços de papel. Hoje tenho que escrever meu primeiro texto nesse blog. A pauta tá na cabeça: o buraco nas obras do Metro em Pinheiros – ou seriam as vítimas do acontecido? Já se passaram muitas horas desde que estive lá e percebo que posso já não estar mais totalmente informado sobre o assunto. Nóia besta! Lembro que as autoridades competentes, governo e construtoras, não costumam informar muito, além do que são de interesse delas. Nada de novo, sobre as antenas de tv.

Há 15 horas, estava eu em um dos locais reservados para a imprensa (parecido com uma tenda de praia), a poucos metros da cratera, com a missão de colher informações para publicar no PontoJor. Em outro local, também uma tenda, os parentes das vítimas. Difícil e fazer pergunta nessas horas... Você se sente um babaca! Não me atrevi. Afastado dali, perto dos carros da imprensa, o assunto em uma roda, composta de repórteres e cinegrafistas, era a vitória do Corinthians. Parei para tomar um suco, comprado no carrinho de um tiozinho gente-fina que estava por ali na marginal. Perguntei para ele:

- Você viu as meninas que estavam entregando Red Bull por aqui?
- Não. Mas ouvi no rádio uma notícia que comentava sobre isso, respondeu o tiozinho.
- Veio oferecer energético na hora errada, respondi de novo.

O tio me olha, com seu bigode branco contrastando com a pele preta, é atira sin perder la ternura:

- Até aí eu vendo suco e você está tomando um. Mas o meu não faz voar e nem consegue entrevista.

Na seqüência somente digo que o suco dele veio em uma boa hora (realmente minha garganta estava seca), e que não julgava as meninas da promoção sem noção da bebida, e sim o oportunismo dos agentes marketeiros em aproveitar a tragédia para vender a imagem dos seus produtos.

Na primeira cobertura para o blog, atirei no próprio pé. Novidades? Mr. Google encaminha. Estimam-se sete corpos, sete enterros. A Pergunta é: qual o peso desses corpos para o tal Consórcio Via Amarela - integrado pelas empresas Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correa e Andrade Gutierrez -, responsável pelo desastre na estação Pinheiros de Metro? Qual o peso deles para o atual, o antigo e duradouro governo tucano em são paulo babilônia, também responsáveis pela obra?


Minhas apostas: a CPI proposta para investigar as obras da Linha 4 não dará em nada. O Red Bull ainda voará nas asas do cifrão. As famílias irão receber... Bem, as famílias terão que continuar vivendo como todas as outras vítimas do poder público e privado. As empreiteiras vão continuar financiando campanhas e governos, como tem acontecido há anos e com todos os partidos envolvidos.

E eu? Escrevo o meu primeiro texto no blog. Mea-culpa.

23h43 - Feliz pela estréia do PontoJor.

2 Comments:

Blogger Daniel Boa Nova said...

Filho da mãe!

Sabe até fazer hipertexto e me liga às 23h30 pagando de ingênuo!!


ps: curti o txt!

10:07  
Anonymous Anônimo said...

oba! entrei no blog e já adorei os textos. vida longa ao pontojor!

02:01  

Postar um comentário

<< Home