Ponto Jor

terça-feira, setembro 25, 2007

Um novo jeito de escrever (para mim)

Luís Pereira

Talvez nem todos aqui saibam, mas estou estudando Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos, curso de pós graduação do Centro Universitário Senac. Na graduação tive algum contato com vídeo - mais especificamente vídeo-reportagem -, no entanto esse universo de criação de imagem e som é um tanto novo para mim.

O curso ainda está no primeiro semestre e estamos passando pelas duas primeiras disciplinas: Semiótica e Criação de Roteiro.

Quero falar um pouco sobre essa segunda matéria, a Criação de Roteiro. Sempre gostei de escrever e já escrevi de diversas formas diferentes, como em versos, música, rap, poesia, artigo, crônica, anedota e por aí vai. Sempre tive a noção também do universo de possibilidades que a escrita pode proporcionar, mas, sinceramente, não imaginava o quão diferente e incrível é a arte do roteiro.

Para explicar o que quero dizer, gostaria muito de passar uma definição minha que sintetizasse isso para vocês, mas, por motivos óbvios, vou preferir usar a frase do roteirista francês Jean-Claude Carrière: “escrever um roteiro é muito mais do que escrever. Em todo caso, é escrever de outra maneira: com olhares e silêncios, com movimentos e imobilidades... O romancista escreve, enquanto o roteirista trama, narra e descreve”.

E isso, para os que também não são familiarizados com o formato, acreditem, é fantástico. Uma prova incontestável da criatividade humana. E haja criatividade!

Tanto entusiasmo pela matéria também está ligado à excelente professora Renata Gomes. Só para vocês terem uma idéia, a mulher – ou melhor, menina, de 32 anos – é doutorando em roteiro para games. Interessante, não?

Agora me encontro no esboço da criação do primeiro roteiro de minha vida, inclusive inspirado em um dos textos (não meu) que rolou aqui no PontoJor. Logicamente, o meu primeiro texto com esse formato não tem nada de mais, é coisa simples, mas pretendo compartilhar com vocês assim que estiver mais redondinho.

Valeu!!!!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nosssssa luizera q loko! isso ae, faz uns roteiros lokos!! demoro, quando tiver pronto mostra ae!!
um abracao.
ASS: andre/fenix

11:14  
Anonymous Anônimo said...

Não importa o roteiro. Quero um papel pra mim. ( e ponto )

16:48  

Postar um comentário

<< Home