Ponto Jor

segunda-feira, setembro 24, 2007

Partir e Voltar

Sara Puerta

Não parava de olhar o jornal aberto à sua frente. O nome da reportagem chamava a atenção e combinava com o momento: “Mais poesia em Alegria”. No caso, a matéria falava espetáculo do Cirque du Soleil. Logo, apenas o título possuía alguma relação.

Continuava imóvel, olhando para a página aberta. Silêncio às vezes é bom, mas tem hora que chega a doer. Ele tentava organizar o raciocínio e não fazer como sempre e entregar o jogo.
Não parava de lembrar da crônica de Caio Fernando de Abreu, que dizia que Deus havia que lhe dado um presente inesperado: uma possibilidade de amor.

Sim, existia amor entre eles, mas algo estava os desgastando. E estava impressionado com a quantidade de sincronicidades que aconteciam ultimamente, mas andava, auto-comiserativo, com medo e todas essas sensações que pesam nas costas. Não parava de pensar e ouvir falar sobre pensamento positivo. E afinal, para que isso serve tanto?

De fato, havia deixado a fé para lá, pois pensou acreditar estar sendo um bobo alegre, pois as coisas não andavam bem. Enfraqueceu-se pois resolvia tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. Não agüentou, mas tinha que ser homem e honrar qualquer coisa, nem que seja sua família.
Ainda não teve coragem de pedir ajuda.

Cigarros, cerveja, lágrimas. Minutos tensos. De fato, a vida sempre te coloca à frente dos seus medos para encará-los.
O que ia levar para frente? A situação iria se resolver, ou teria que tentar mudar de tática. Mas, o raciocínio para o amor não é igual ao trabalho.

E como se desprender do que acumula durante anos? Como se desprender de sua própria companhia? Pois sim, ainda que todos digam toda a ladainha de amar a si mesmo, recolher-se é uma bosta.

Olhou em volta. A imagem do que sempre quis à sua frente que também aparentava preocupação e um ar quase que maternal ou paternal . Tinha três opções dali para frente: descia para arena, endurecia, enlouquecia ou ia embora.

Adiou a decisão e sentiu-se em partes vitorioso. Talvez nesse tempo recuperaria a fé, teria alguma ajuda ou nasceria de novo!

Que tudo desse certo! E por um momento refletiu que estava pensando positivo novamente.