Ponto Jor

segunda-feira, julho 09, 2007


E as sete maravilhas...

Sara Puerta

Existem sete monumentos no mundo considerados obra dos Deuses. E ultimamente temos ouvido, lido, visto uma campanha incessante para arrecadar votos para o Cristo Redentor de 38 metros, braços abertos sobre a cidade do Rio de Janeiro.
E no último sábado o Cristo foi escolhido juntamente com a Muralha da China, Ruínas de Petra, Macchu Picchu, Chichén Itzá, Coliseu e Taj Mahal um dos sete “lugares para se conhecer antes de morrer”. Bom, e que tudo conspire para que todos possam conhecer os monumentos antes de passarmos dessa para melhor.

De fato, o Cristo é lindo mesmo. A vista lá de cima, é uma benção e uma análise antropológica e social. E por todos os ângulos, o monumento tem algo que chama atenção.
Na visão de baixo, o olhar é de incredualidade “Cara! Como é alto!!”, de cima “Nossa! Parece que ele abraça a cidade!”

Contrastando com tudo isso, quem acompanha as notícias do Rio, enxerga que uma imagem que lembre benção e proteção, não poderia estar melhor colocada, rodeada com uma considerada vegetação, em tempos de degradação ambiental.
Sob o glamour de uma cidade turística, que acolhe os jogos do Panamericano, que tem um carnaval luxuoso, existe um sistema tão ou mais complexo, acredito eu, que qualquer máfia italiana ou chinesa. Um sistema dominado por dinheiro, drogas, armas pesadas, corrupção e, por mais incrível que pareça, cada vez mais sem o tão aclamado maniqueísmo, de bandidos e mocinhos.
Por aqui, só esperamos que um título de respeito mundial como esse “traga vida nova aos barracões”, como já dizia Jorge Ben em seu carioquissímo “Se segura malandro”.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bacana o texto, parabéns.

Porém, acho que se o Cristo - como estátua ou como "obra de arte" - mereceu tal título, São Paulo deveria ter concorrido com o Borba Gato. Estátua por estátua, prefiro os ladrilhos do Borba Gato ao concreto do Cristo.

Ai se o Borba Gato tivesse um belo morro!

16:59  
Blogger João Prado said...

Fora que se gasta uma barbaridade com uma campanha como essa.

Boa Puerta.

22:10  

Postar um comentário

<< Home