Ponto Jor

quarta-feira, julho 04, 2007

Parabenzis

Daniel Boa Nova

Enquanto a polícia age em conjunto com o exército para invadir o Complexo do Alemão e deixar atrás de si um mar de sangue, chumbo e indignação, uma notinha um pouco mais amena: esse formato conhecido como blog está completando 10 anos de vida. Hoje estima-se que sejam cem milhões na rede.

E digo que vieram para ficar. Não falo nem dos meus: simplesmente não imagino acessar a internet sem poder ler os que gosto. Você imagina?

Aliás, já percebeu que todo dia tem parabéns pra alguma coisa?
__________________________________________________

Mas então: é realmente sobre a megadesastrosa operação policial de semana passada no Complexo do Alemão que eu queria escrever. E não é para dar os parabéns a ninguém.

Parece que a gente já se acostumou às notícias da guerra, mas por que mesmo foram até lá? Para desarmar os traficantes de drogas? Aqueles que se munem para garantir o cumprimento de uma lei paralela que existe onde o Estado não chega (a não ser através da polícia)? Lei essa necessária ao funcionamento de um negócio que, por ser ilegal, é tão violento para muitos quanto lucrativo para alguns?

Acho impressionante como a cada nova investida e mesmo com o aumento das baixas, a imprensa perde a oportunidade de debater a questão da legalização das drogas. Que alguém me apresente, por favor, um artigo ou reportagem linkando o tema aos fatos. Vamos combinar que as atuais políticas públicas anti-drogas de nosso país são falidas. Ou comparemos a quantidade de mortos no combate ao tráfico com a quantidade de mortos por overdose no País. Vou dar uma colher de chá e tirar da balança os que morrem por motivos relacionados ao consumo de álcool.

Se o custo em vidas não basta para os cínicos – afinal, não é a vida de nenhum parente a perdida -, falemos dos custos financeiros. Quanto sai o bangue-bangue? Eu não sei. Mas que sejam incluídos na conta as casas e carros destruídos em cada episódio.

2 Comments:

Blogger João Prado said...

Saiu no Estadão de hoje, que três dos 19 mortos levaram tiros na nuca. ou seja, um fator que caracteriza execução (em uma posição na qual a vítima não poderia reagir).

Mas é real... pq mesmo que a polícia subiu o morro dessa vez?

14:55  
Blogger Daniel Boa Nova said...

Poizé.

A história é sempre a mesma: vários morrem mas, sem qualquer investigação, são enterrados e acabou-se o assunto. Que perícia que nada: operação bem-sucedida!

Mas parece que, por conta da pressão da opinião pública, nessa ocasião ta tendo investigação. O MP e alguns deputados e ONGs estão em cima.

A questão é se essas ações de fato PRECISAM existir. Eu realmente acho que não.

15:10  

Postar um comentário

<< Home