Ponto Jor

terça-feira, julho 03, 2007

Você já foi a Bahia? Não nego? Então vá!

Luís Pereira

Se eu tivesse que definir a Bahia em apenas uma frase, diria: Bahia, a terra da simplicidade e da alegria. E não estaria exagerando ao afirmar o poço de criatividade que é capaz a soma de sua disposição geográfica ao seu povo e suas características naturais. A Bahia é mesmo um lugar lindo, em que tamanha beleza não é formada apenas por belas praias ou cidades topograficamente brilhantes, mas, sim, pela essencial graça de um povo que festeja.

Nas duas últimas semanas em que estive ausente aqui no PontoJor, estava em Salvador. Todos que me conhecem sabem que sou filho de mãe soteropolitana, cuja família ainda se encontra praticamente toda na Bahia, fato de que me orgulho muito e de que, às vezes, me lembro de agradecer a Deus. Fazia dois anos e meio que não ia até lá e tratei de agarrar essa oportunidade para mais uma vez atestar o quanto eu amo aquele lugar.

Já fiz algumas viagens para a Bahia a fim de desbravá-la e conhecê-la a fundo. Em outras oportunidades já estive em diversos lugares da Ilha de Itaparica, já estive em Morro de São Paulo, Ilha do Medo, Guarajuba, Praia do Forte, Conceição de Salinas, Salinas das Margaridas, Arembepe, Chapada Diamantina, entre outros. Dessa vez, confesso que fui mais no intuito de aproveitar a família, meus avós ainda firmes e fortes, meus priminhos que estão crescendo, meus tios e amigos que eram “porra-locas” e agora estão evoluindo.

Aproveitei bastante, curti um São João que não se vê por aqui, pelas bandas do Sul. Fui com a família para uma cidade do interior chamada Inhambupe. Lá, festa tradicional, fogos, milho e muito forró. O mestre pernambucano Luiz Gonzaga sendo lembrado, tocado e parafraseado a todo instante.

Sinto-me um verdadeiro felizardo em poder testemunhar e acompanhar de perto a evolução de um povo que, independente de qualquer situação, acredita que vive no paraíso e que fundamental é ser feliz.

Portanto, se você, por um acaso, ouvir um chamado metafísico de Dona Canô, não hesite, vá!

--------------x---------------

Como estou falando da Bahia, nesse post não poderia deixar de mencionar um mestre baiano em particular: Raul Seixas.

Raulzito, se vivo, completaria 62 anos no último dia 28 de junho.

Como homenagem, separei um trecho de tantos outros fantásticos da obra do genial Maluco Beleza, pois quando o assunto é Raul, considero-me um sequaz do saudosismo.

“Se o que você quer em sua vida é só paz
Muitas doçuras, seu nome em cartaz
E fica arretado se o açúcar demora
E você chora, você reza, você pede, implora...
Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho
Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz
Eu sei, sei que o mais puro gosto do mel
É apenas defeito do fel
E que a guerra é produto da paz”

2 Comments:

Blogger Daniel Boa Nova said...

Irada a trip, Rosana!

Caramba, tô precisando ir pra lá também.

[ ]s e toca RAUL!!

14:46  
Blogger João Prado said...

tô ouvindo a Dona Canô... "Vem João, vem João".

14:59  

Postar um comentário

<< Home